e-mail
Facebook
Linkedin

O que é Agenda21?

Agenda 21 Brasileira

O objetivo do processo da Agenda 21 Nacional era avaliar os fatores e as potencialidades para instituir um modelo de desenvolvimento sustentável para o Brasil.

A metodologia utilizada para a construção da Agenda 21 Nacional contemplou a parceria entre os diferentes níveis do Governo, o setor produtivo e a sociedade civil organizada, incluindo-se nesse arranjo institucional os chamados parceiros do desenvolvimento sustentável, isto é, os diferentes atores econômicos e sociais e os formadores de opinião vinculados, não apenas diretamente à questão ambiental, mas também pela participação democrática e pela representação civil.

Em fevereiro de 1997 foi criada a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira (CPDS), paritária, reunindo diversos ministérios e a sociedade civil organizada.

O processo de discussão para a Agenda Nacional permitiu que a CPDS aprovasse uma metodologia de trabalho para elaboração da Agenda Nacional. Esta metodologia define os temas básicos para o país e se estrutura em três partes: introdução, temas prioritários e meios de implementação. A estratégia proposta pela CPDS foi estruturada na promoção de debates estaduais com recomendações consolidadas em encontros regionais.

Esse processo se deu de 1997 a 2002, coordenado pela CPDS, e teve o envolvimento de cerca de 40 mil pessoas de todo o Brasil. A partir de 2003, a Agenda 21 Brasileira entrou na fase de implementação, e para isso foi elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, (PPA 2004-2007), pelo governo vigente.

Saiba mais sobre a Agenda 21 no Brasil.

 
 
Agenda 21 | Agenda 21 Local | Pequeno Guia da Agenda 21 Local | Na Prática | Consultoria | Blog | Biblioteca
patricia@agenda21local.com.br