e-mail
Facebook
Linkedin

Agenda 21 Local

Agenda 21 Local

"Uma comunidade sustentável vive em harmonia com seu meio ambiente e não causa danos a meios ambientes distantes ou a outras comunidades - agora ou no futuro. A qualidade de vida e os interesses das futuras gerações são mais valorizados do que o crescimento econômico ou o consumo imediato." "Caring for the Earth" UNEP

A Agenda 21 Global, em seu Capítulo 28, exorta as autoridades locais a desenvolverem uma Agenda 21 Local para conceber planos de ação que, resolvendo problemas locais, ajudem a alcançar resultados globais. Esta proposta era apenas mais uma entre as centenas de objetivos da Agenda 21. Mas, a partir de sua implementação continuada em diversas cidades do mundo, a Agenda 21 Local se tornou um dos legados permanentes da Eco 92.

A implantação da Agenda 21 Local não é um único acontecimento, documento ou atividade, e sim um processo contínuo no qual a comunidade aprende sobre suas deficiências e identifica inovações, forças e recursos próprios para fazer as escolhas que a levarão a se tornar uma comunidade sustentável. Uma Agenda 21 Local bem sucedida mobiliza consciências, apoio público e vontade política para fazer estas escolhas.

A sua base é a criação de sistemas de gestão que levem o futuro em consideração. Esta gestão deverá integrar planejamento e políticas, envolver todos os setores da sociedade e focalizar resultados a longo prazo.

O documento final é um Plano de Ação que transfere a perspectiva global da Agenda 21 para o nível local, demonstrando como a comunidade local pode "se apropriar" do conceito de sustentabilidade e educando-a sobre os impactos - locais e globais - de suas escolhas.

 
 
Agenda 21 | Agenda 21 Local | Pequeno Guia da Agenda 21 Local | Na Prática | Consultoria | Blog | Biblioteca
patricia@agenda21local.com.br