e-mail
Facebook
Linkedin

Na Prática

Processos Regionais

Projeto Agenda 21 Comperj
www.agenda21comperj.com.br

Em 2014 está previsto o início da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), um dos maiores empreendimentos da Petrobras. Como a chegada do complexo vai impactar o perfil socioeconômico da região, a Petrobras resolveu utilizar a metodologia da Agenda 21 para se relacionar com a população local e fomentar o desenvolvimento sustentável de 14 municípios da área de influência do Comperj.

O processo

De março de 2007 a janeiro de 2008, foram realizadas caravanas em cada um dos municípios para apresentar o projeto e mobilizar a população. Nessa etapa, foram mobilizados representantes do poder público, da iniciativa privada, de ONGs e da comunidade.

O passo seguinte foi identificar os interesses de cada setor e alinhar a visão de cada um sobre o município, para construir diagnósticos e planos de ação locais. Após um período de debates e construção de consenso, em 2009 foram consolidados os Fóruns de Agenda 21 Local, compostos por membros dos quatro setores, que se propuseram, voluntariamente, a contribuir para o desenvolvimento sustentável de seus municípios.

Os Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável

Como produto do trabalho dos Fóruns Locais sobre as potencialidades e necessidades dos municípios, e as ações necessárias para aproveitá-las, foram lançadas, em 2011, as publicações das Agendas 21 Locais, também chamadas de Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável (PLDS).

Cada documento apresenta um cenário socioeconômico e ambiental do município com propostas de ação para cada um dos 24 temas trabalhados, divididos nas ordens: Ambiental, Física, Social, Econômica e Meios de Implementação.

Fóruns Locais: agentes de mudança

Atualmente, os Fóruns Locais se consolidam como agentes do desenvolvimento sustentável nos municípios e participam de conselhos, grupos de trabalho e delegações. Além disso, promovem palestras, eventos e atividades para levar a importância da Agenda 21 Local à população e torná-la referência para a implantação de políticas públicas locais.

Todo esse trabalho nos 14 municípios pode ser acompanhado no portal oficial do projeto, onde também estão disponíveis para download as Agendas 21 Locais. Acesse www.agenda21comperj.com.br.

 
 
Agenda 21 | Agenda 21 Local | Pequeno Guia da Agenda 21 Local | Na Prática | Consultoria | Blog | Biblioteca
patricia@agenda21local.com.br